No mês da Ciência, Inpa oferece programação gratuita até novembro

 



O Mês da Ciência será comemorado com oficinas, exposições, programação cultural e aprendizado

Bosque da Ciência vai ter Maloca Intercultural Indígena

Uma programação gratuita com oficinas, jogos, desenhos, exposições, portas abertas, palestras, minicursos, música e exibição de documentário é realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) do dia 17 de outubro a 12 de novembro. As atividades fazem parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI).

Quatro eventos

A programação contará com quatro grandes eventos, que serão realizados entre outubro – Aniversário de 70 anos de criação (29 de outubro de 1952) – e em novembro, quando acontecerá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ribeirinha – de 7 a 12 de novembro, nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas: RDS Puranga Conquista e RDS Uatumã, locais de atuação de grupos de pesquisa do Inpa, instituição com quase sete décadas de trajetória científica e uma das mais importantes da Amazônia.

Debates

Destaque para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento de popularização da ciência coordenado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em todo o país. O Inpa participa da SNCT desde a primeira edição. O tema deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

As Mesas de Debates vão até sexta-feira (21), das 15h às 17h, e com transmissão pelo YouTube/INPA_2022.

Aquicultura

Focado na popularização de conhecimentos técnicos e científicos sobre a criação de peixes nativos da Amazônia, o Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental do Inpa realizará de 25 de outubro a 10 de novembro diversas atividades da SNCT. A programação que tem como tema “Popularizando a Aquicultura para o progresso do Estado do Amazonas” será híbrida (presencial e virtual).

A abertura será no dia 25 de outubro, às 8h30, com a Exposição na Estação de Aquicultura contendo jogos, aquários com peixes ornamentais e de criação, tanque com pirarucu e entrevistas com pesquisadores, técnicos e estudantes de pós-graduação. Em seguida (10h) acontecerá o Portas Abertas, que são visitas aos laboratórios de Fisiologia Aplicada à Piscicultura e aos Laboratórios de Aquicultura.

Visita pública

Espaço de visita pública do Inpa, o Bosque da Ciência será palco de uma programação especial que une ciência e arte. De 27 a 29 de outubro, o museu vivo da Amazônia oferecerá oficinas com corantes naturais, atividades de arte e educação, música, cinema e artes plásticas.

Nos dias 28 e 29 de outubro, às 15h, será exibido o documentário Na Terra dos Ingarikó, uma expedição científica realizada à Serra do Sol para descobrir a biodiversidade da montanha, que fica metade na Venezuela e outra parte no Brasil.Dia 29, às 10h, terá um Debate com Priscila Faulhaber e Aline Magalhães (Mast) e convidados sobre a criação do Inpa, e, às 16h, será inaugurada a instalação artística multissensorial – É deslumbrante aqui embaixo, de Anne Jezini. A artista se junta com Cida para uma apresentação musical às 16h30. Nos três dias a Associação Tikuna fará uma Mostra de artesanato da etnia na Ma

Postar um comentário

0 Comentários