Congresso Internacional de Saúde discutirá formas de prevenção e combate a pandemias e catástrofes no AM


 





Congresso vai reunir especialistas e autoridades para discutir formas de prevenção e combate a pandemias e catástrofes e a carreira médica de estado como fator estruturante para a saúde do interior.

 

No período de 12 a 15 de novembro de 2021, o SIMEAM (Sindicato dos Médicos do Amazonas) realizará o IV Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras (IV CISIF), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, com ciclos de palestras e debates.

 

Para discutir os desafios e os dilemas ante a maior catástrofe pandêmica da saúde mundial, esse ano o evento traz como tema “A carreira médica como fator estruturante para a saúde do interior” e “Planejamento estratégico para a prevenção e combate a pandemias e catástrofes”.

 

De acordo com o diretor presidente do Sindicado dos Médicos, dr. Mário Viana as confirmações dos palestrantes já estão 80% confirmadas. “Serão seis mesas e temos uma mesa que seria presidida pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, então estivemos em Brasília fazendo o convite e fomos recebidos pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga nos recebeu e confirmou presença dele e aguardamos a confirmação do presidente ou se indicará alguém para o evento”, declarou.

 

O IV CISIF será realizado no formato híbrido (presencial e virtual), com a participação de autoridades e especialistas da área da saúde do Amazonas, de outros estados brasileiros e outros países, com objetivo de fazer um reestudo das três primeiras edições.

 

Viana destacou que entre as temáticas, serão discutidos os funcionamentos das carreiras típicas de estado, como o judiciário, os militares e a carreira dos diplomatas. “E nossa carreira de médico de estado seria a semelhança dessas carreiras. Nós juntamos um pouco de cada uma para propor um regulamento para funcionamento delas”, destacou.

 

A programação conta com solenidade de abertura no dia 12/11, às 18h, no auditório Eulálio Chaves, na UFAM. No sábado (13), ciclos de palestras e debates a partir das 08h00. No domingo (14), uma comitiva segue numa viagem de instrução para o interior do estado. E na segunda (15), solenidade de encerramento com apresentação da Carta de Manaus.

 

Por conta do contexto da triste pandemia que afeta o mundo, é necessário buscar estratégias de prevenção e combate a doenças infectocontagiosas e catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

 

Diante do cenário atual, se faz necessário uma melhor preparação dos profissionais da saúde desde a graduação, pós-graduação, além de uma necessária interação com instituições como, Forças Armadas, Defesa Civil, Ministério da Saúde, dentre outras.

 

Com base nas carreiras típicas de estado, o IV CISIF volta a reafirmar a importância da Carreira Médica de Estado como forma de minimizar os problemas dos municípios do interior do Amazonas que sofrem com a falta de recursos humanos e estrutura para o atendimento à população.

 

Voltado para todos os profissionais da saúde, o evento contará com representantes a nível nacional e internacional, estudantes, além de autoridades da área de gestão da saúde e de outras atividades de interesse na melhoria da qualidade da saúde pública no Amazonas, Fronteiras, Brasil e dos países da Latino – Ibero – América e do Caribe.

 

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.sympla.com.br/ivcongressointernacionaldesaudedointeriorefronteiras.

Programação

12/11– Solenidade de abertura a partir de 18h, com atração musical e coquetel.

13/11– Ciclos de palestras e debates a partir de 08h, com coffee break durante a programação, e atração cultural após o encerramento.

14/11– Viagem de instrução.

15/11– Leitura da Carta de Manaus, com almoço e atração musical.

Postar um comentário

0 Comentários